Unir para conquistar
Em sua casa cada um ajuda a pagar parte das despesas? A Separação das despesas é justa? O Cônjuge que ganha mais gasta mais ? Quem faz o trabalho de casa ganha menos? Vamos ver uma forma de melhorar esta situação.
Estas questões assolam milhares de brasileiros, quando nos casamos, como cada cônjuge tem uma ideia sobre as finanças, a tendência natural é deixar cada um cuidar de uma parte das despesas, separando assim as responsabilidades e os problemas, porém, acabamos por criar alguns efeitos colaterais com esta prática e as vezes nem reconhecemos os prejuízos que estamos conseguindo.

Veja quais podem ser os malefícios desta forma de gerir as finanças:
-
Falta de transparência nas despesas do mês: O cônjuge que ganha menos, geralmente gasta menos, o que ganha mais gasta mais, um não fica sabendo onde o outro coloca o dinheiro e fica sempre a desconfiança de que o outro poderia economizar mais.
-
Gastos dobrados em anuidades de cartão de crédito, em mensalidades bancárias, e em outras despesas que poderiam ser únicas.
-
Dívidas exorbitantes feitas por um cônjuge sem que o outro saiba, isto quando um não fica totalmente endividado e acaba deixando de pagar sua parte nas contas.
-
O Cônjuge que ganha menos sente se menosprezado e as brigas são constantes.
-
A Mulher que geralmente ganha menos, além de trabalhar fora cuida de casa e dos filhos e não recebe nada a mais por isto, porém é a responsável pela alimentação de todos e pelas roupas lavadas e passadas.
-
O Controle financeiro se existir acaba sendo feito separado e não existe a união que é o propósito do casamento.
-
As qualidades de ambos não são aproveitadas para gerir as finanças de forma mais eficiente e alcançar os objetivos da família.
Propomos aqui uma solução para estes problemas. Trabalhe suas finanças como uma única entidade, esta entidade nada mais é do que sua família, a família não precisa ter duas contas bancárias por exemplo, pode possuir uma só.
Estabeleça um orçamento doméstico para a família como um todo, fica mais fácil identificar onde estão os maiores escapes de dinheiro, quando se enxerga as finanças em conjunto e ajuda a identificar despesas indevidas que um ou outro anda praticando.
Utilize as qualidades de cada um no controle das despesas, por exemplo, aquele que gasta mais pode deixar que aquele que pesquisa e faz as compras de forma mais econômica realize as despesas; o que tem mais facilidade com números pode ficar com a responsabilidade de aprender a fazer o controle financeiro, a investir e criar um orçamento mais justo, analisando itens do mercado financeiro e estudando formas de melhorar as finanças.
Estabeleça objetivos em conjunto, imagine um cabo de guerra, onde cada uma puxa para um lado diferente, ninguém sai do lugar, mas quando os dois puxam o cabo na mesma direção com certeza ele se moverá para um único lado, tenha objetivos como um casal, os objetivos dependem de cada família mas geralmente serão voltados para a moradia, para a segurança no futuro e para a qualidade de vida.
Defina no orçamento um salário fixo para cada cônjuge, dê prioridade ao pagamento deste salário todo mês, adicione um percentual para cada um do décimo terceiro, horas extras e outras receitas. Distribuir o que sobra não funciona porque ninguém consegue efetuar compras parceladas sem ter certeza de que irá receber a quantia estabelecida, por isto é importante ter o valor reservado todo mês como se fosse uma despesa da família.
A Gestão financeira deste modelo é possível e facilmente implementada utilizando nossa planilha financeira familiar Bodhy.
Veja as vantagens que você passa a obter:
-
Deixa mais dinheiro em caixa para investir.Você diminui despesas que cada um teria em separado, transformando-as em uma única despesa,
-
Pode gastar seu dinheiro sem pedir permissão ao outro .Quem trabalha precisa ter o resultado do seu esforço materializado em seu dia a dia. Isto é algo merecido e necessário
-
Envolve todos no controle financeiro.Ter um percentual sobre as receitas de casa deixa todos felizes e incentiva a família a economizar onde precisa e a cumprir com o estabelecido no orçamento familiar,
-
Reconhece o esforço da mulher perante todos da família.
-
Aprende a gastar somente aquele valo, já que você possui a segurança de ter um dinheiro reservado para gastar todo mês
-
Abre oportunidades de viajar, ir em restaurantes, passear sem afetar as finanças da família já que é possível juntar o salário do mês para estes propositos.
-
Faz um único controle financeiro uma vez por mês.
Comece a mudar a vida a dois agora mesmo, comece a fazer o controle de suas despesas, crie um orçamento familiar e reserve dinheiro para o salário da família e para investir.
Essas ações mudarão sua vida para a melhor, porém, é necessário um único requisito: Querer melhorar sua situação. Pense nisso!
Gostou ? Compartilhe com os amigos
Conheça a Planilha financeira Bodhy
Disponibilizamos diversos artigos direcionados ao perfil da sua família e a característica do tipo de gestão financeira que você necessita, afinal a realidade de um profissional assalariado é diferente da realidade de um profissional liberal e uma família com filhos é diferente de um casal recém casado, acesse o item de menu Educação Financeira ou Gestão Financeira e aproveite !