Primeiro passo: Conheça seu patrimônio líquido
Para iniciar a utilização da planilha Bodhy a primeira informação que precisamos conhecer será nosso patrimônio líquido, esta informação será fornecida pela própria planilha a partir do momento que façamos a "Implantação de saldos iniciais", processo pelo qual fazemos os lançamentos com todos os valores finais do mês de cada conta do Ativo (Seus Direitos) x Passivo (Suas Obrigações ou Dívidas) constantes na planilha, no balancete do mês que você iniciará seu controle.

Seus Direitos (Ativos):
1. Quanto de dinheiro você tem em caixa (famoso dinheiro no Bolso/Carteira)
Como:Junte todo o dinheiro que você tem em mãos considerando todos os integrantes da família, efetue a soma e anote este valor.
2. Quanto de dinheiro tenho em bancos
Como: Pegue os extratos bancários do mês anterior ao mês que você quer começar a fazer seu controle financeiro, anote o saldo final do ultimo dia de cada conta corrente que você tenha.
3. Quanto de cheques tenho pendentes em cada conta bancária
Como: Pegue o talonário e identifique todos os valores de cheques que ainda não foram debitados no mês anterior ao mês que você quer começar a fazer seu controle financeiro faça a soma dos valores para cada conta bancária e anote os saldos.
4. Quanto de dinheiro tenho a receber por ter emprestado a alguém ou a alguma Empresa
Como: Identifique quanto você tem a receber proveniente de empréstimos que você tenha fornecido, seja por emprestar a alguém da família ou mesmo reembolsos que precisem ser realizados pela empresa que você trabalha, a posição destes valores deve ser somada e anotada.
5. Quanto de dinheiro você tem a receber que tenha sido originário por venda de algum imóvel/móvel ou intangível.
Como: Identifique quanto você tem a receber proveniente de venda de móveis (Notebooks, TVs, Mesas, Cadeiras, Carros, Motos, etc.), imóveis (casas, apartamentos, terrenos, flats, etc.) ou Intangíveis (Títulos de Clubes, Softwares, etc.) anote os valores separados.
6. Quanto de dinheiro você tem a receber no mês que seja originário de Salários, Horas extras, abonos.
Como: Identifique quanto você tem a receber proveniente de venda de móveis (Notebooks, TVs, Mesas, Cadeiras, etc.), imóveis (casas, apartamentos, terrenos, flats, etc.) ou Intangíveis (Títulos de Clubes, Softwares, etc.) anote os valores separados.
7. Quanto de dinheiro você tem investido em cada modalidade.
Como: Identifique a soma de valores que você tem investido em Poupança, Títulos do Governo Federal, Fundos de Renda Fixa/Renda Variável, CBD, Ações, etc.
Obs.: O Valor total constante do seu extrato do FGTS (caso tenha) deve ser anotado nesta etapa.
8. Qual o valor dos Móveis/Imóveis e Intangíveis que você possui.
Como: por exemplo, você comprou um carro cujo valor é de 35.000,00, mas financiou em diversos meses e vai acabar pagando 45.000,00, o valor que desejamos aqui é o valor do Móvel R$ 35.000,00, faça isso para os móveis que você queira mensurar no patrimônio (por exemplo, você não precisa mensurar um DVD player que custou R$ 100,00, pois ele não será tão representativo, mas os móveis planejados que custaram 20.000,00 vale a pena mensurar, uma métrica que você pode adotar é controlar somente itens com valor acima de 5.000,00 reais, avalie seu interesse em ter estas informações tão detalhadas e se elas são necessárias e representativas no seu patrimônio).
Obs.: exemplos de móveis (Notebooks, TVs, Mesas, Cadeiras, Carros, Motos, etc.), imóveis (casas, apartamentos, terrenos, flats, etc.) ou Intangíveis (Títulos de Clubes, Softwares, etc.)
Suas Obrigações (Passivo):
1. Quais são as dívidas que você tem "a Pagar" todo mês.
Como: Enumere todas as dívidas que você já sabe que acontecem todo mês, estas dívidas serão "provisionadas", ou seja, serão reconhecidas e caso você esqueça-se de pagar alguma a planilha irá informar que isto não ocorreu, dê preferência enumere as despesas que possuem valor fixo todo mês e somente após você aprender a utilizar a planilha é que vale a pena provisionar despesas de valores variáveis já que você terá que aprender a fazer estornos.
Exemplos: Mensalidade de TV por assinatura, mensalidade Bancária, conta de telefone celular, escola, internet, etc.
2. Quanto você deve em cartões de crédito.
Como: Identifique consultando pela internet ou telefone qual o total que você tem gasto até o mês anterior ao mês de início do controle financeiro, para cada cartão de crédito que você possua.
Obs.: Tudo o que falta a pagar no cartão de crédito para os próximos meses deve ser somado e anotado.
3. Quanto você tem a pagar em Empréstimos ou Financiamentos.
Como: Através da Internet ou telefonema a financiadora identifique quanto você ainda tem a pagar em cada empréstimo ou para cada financiamento, por exemplo: Financiamento de carro, financiamento de compra de casa, apartamento, terreno, etc.
De posse de todas estas informações, assista ao vídeo "Passo 1 – Conhecendo seu patrimônio" e comece a fazer a implantação de seus saldos ao mesmo tempo em que o narrador explica cada etapa, esta etapa dura menos de 1 hora e você será beneficiado para o resto de sua vida com informações de qualidade e profissionais.
Ao final do vídeo você saberá exatamente qual seu Patrimônio Líquido no mês anterior ao mês que você está começando seu controle financeiro e poderá a partir daí, efetuar os lançamentos do mês, assunto tratado no próximo passo, confira!
Para simplificar e desmistificar o que acabamos de dizer, construímos um vídeo que demonstra na prática como você deve fazer este processo e como ele é fácil.
Antes de assistir ao vídeo, efetue o download da planilha Bodhy e tenha em mãos as informações listadas abaixo sempre referentes ao mês anterior do mês que você quer começar a fazer seu controle financeiro (exemplo se você vai começar a usar a planilha a partir de Junho então os valores devem ser em relação ao ultimo dia de Maio), são eles:
Gostou ? Compartilhe com os amigos
Já viu nossos artigos ?
Gostaria de uma Orientação Financeira ?
Disponibilizamos diversos artigos direcionados ao perfil da sua família e a característica do tipo de gestão financeira que você necessita, afinal a realidade de um profissional assalariado é diferente da realidade de um profissional liberal e uma família com filhos é diferente de um casal recém casado, acesse o item de menu Educação Financeira ou Gestão Financeira e aproveite !