Sexto Passo: Melhore a situação de sua família
Ter objetivos claros para melhorar a situação da família é muito importante o que a família quer alcançar ? Viagens ? Aposentadoria ? Imóveis ?
Vamos estudar um salário fixo para os integrantes da casa? Isto ajuda muito no envolvimento financeiro, pois caso alguém deixe de cumprir com o combinado, não terá o salário no final do mês, é importante o comprometimento de todos e conscientização.
O Salário fixo não deve ser grande, quando temos um valor fixo todo mês para gastarmos a vontade, evitamos diversos problemas como:
-
A esposa ter que ficar solicitando dinheiro. (constrangimento)
-
Um ficar vendo no que o outro gasta. (desconforto)
-
Gastar mais do que pode e comprometer as finanças da família.(desequilíbrio)
Como você pode ver o salário deve ser orçado e sempre ter prioridade para ocorrer, ou seja, sempre deve acontecer, não faça planejamento desta forma "o que sobrar no mês dividimos" este modelo não funciona, pois depende de situações ocorrerem ou não e toda pessoa quer ter certeza que poderá contar com seu dinheiro no final do mês.
Estude adicionar ao salário um percentual sobre o décimo terceiro ou outras rendas que aconteçam como trabalhos extras, deixe sempre a maior parte do dinheiro para a família, coloque uma proporção maior para quem originou a receita e divida o restante com os integrantes, por exemplo: Sobre meu décimo terceiro, 40% fica comigo (adicional ao salário fixo), 30% família e o restante 30% para os outros integrantes.
Dica 1: Não estabeleça um salário que no final não traga resultado positivo para casa, de nada adianta você poder gastar seu dinheiro e não ter nada para investir.
Dica 2: Você pode utilizar um cartão de crédito adicional, para os integrantes da família, cujo limite seja o próprio salário fixo ao invés de pagar o salário em dinheiro, para que suas despesas possam ser realizadas neste cartão, você separa estas despesas das despesas da família e continua ganhando milhas para viajar.
Dica 3: O Salário mensal para os integrantes pode servir para comprar roupas, fazes festas enfim, retira estes itens do controle da família e facilita o controle.
Dica 4: Utillizar um salário mensal para os integrantes da família impede que você tenha que controlar gastos mínimos, como idas em bares, festas, cortes de cabelo por exemplo em seu controle financeiro, você lança somente o pagamento do salário e não precisa lançar exatamente o que cada um gastou.

-
Falta de envolvimento no controle financeiro e apoio nas economias. (desequilíbrio)
-
Funciona como um pagamento sobre o trabalho de cada integrante, afinal de contas, precisamos colher os frutos de nosso trabalho.(motivação e comprometimento)
-
Equilibra a balança de salários na família, quando um integrante ganha mais do que o outro, frequentemente podem existir atritos, ter um salário igual é tratar por exemplo, a esposa que trabalha fora e em casa e que possui salário menor de forma muito mais igualitária, ou seja, a sustentabilidade começa em casa. (evita brigas e desavenças)
Gostou ? Compartilhe com os amigos
Já viu nossos artigos ?
Disponibilizamos diversos artigos direcionados ao perfil da sua família e a característica do tipo de gestão financeira que você necessita, afinal a realidade de um profissional assalariado é diferente da realidade de um profissional liberal e uma família com filhos é diferente de um casal recém casado, acesse o item de menu Educação Financeira ou Gestão Financeira e aproveite !