Mesada, é para gastar ou investir ?
Você ensina seu filho a gastar ou a investir ? Que tal fazer os dois ?
Trazemos a mesada para o dia a dia sem nos preocupar se estamos ensinando realmente os valores necessários e principalmente se estamos ensinando a trabalhar com o dinheiro ao nosso favor.
Iniciamos sempre incentivando o gasto, sem nem ao mesno ensinar a pesquisa de preços.
E quando falamos sobre investir? Se os pais já tem dificuldades imagine ensinando os filhos.
Quer saber como solucionar estes problemas ?

Veja nossas dicas para incentivar seu filho desde já a gastar com equilibrio e poupar para o futuro:
-
Ensine seu filho a gastar com sabedoria, ou seja, tomar decisões de compra que reúnam o melhor custo x benefício para o produto desejado e possa fazer assim o "bem" gastando o mínimo possível para ter a qualidade desejada.
-
Ensine seu filho sobre os instrumentos financeiros do mercado, CDB, poupança, Fundos de Renda Fixa e Renda Variável, Ações, Títulos do governo federal e caso você não conheça convide seu filho para aprender sobre o tema junto com você.
-
Demonstre aos filhos o que se ganha investindo, preocupar-se com a aposentadoria desde o começo pode fazer com que uma aposentadoria aconteça por volta dos 30 ou 40 anos com mais de 1 milhão no bolso e um salário mensal de R$ 10.000,00.
-
Ensine seu filho a utilizar parte do seu dinheiro em investimentos, como ele ainda é jovem e não tem preocupação em pagar as despesas de casa pode investir por exemplo em aplicações com risco maior, mas é importante deixar claro que isto é uma fase que pode ser aproveitada mas que irá passar com o tempo, exigindo mudança na forma de investir.
-
Ensine seu filho a utilizar os simuladores de bolsa e iniciar o aprendizado sobre aplicações na bolsa de valores.
-
Ensine seu filho a compartilhar parte dos seus ganhos com instituições filantrópicas e a pensar no próximo.
Caso não tenha conhecimento necessário para fazer isto, incentive seu filho a estudar na área e fazer cursos voltados para a gestão financeira, aprender desde cedo sem dúvida transformará seu filho ao longo da vida.
No entanto, não deixe de ensinar que as coisas mais importantes da vida como :
-
Felicidade
-
Alegria
-
Paz de Espírito
-
Sabedoria
-
Liberdade
-
Propósito
São alcançadas sem necessitar de um real se quer e fazem com que tenhamos seres humanos cada vez melhores e você já apoio alguma instituição filantrópica ? Já ajudou as crianças com câncer ou paralisia ? Pense nisso...
Gostou ? Compartilhe com os amigos
Conheça a Planilha financeira Bodhy
Disponibilizamos diversos artigos direcionados ao perfil da sua família e a característica do tipo de gestão financeira que você necessita, afinal a realidade de um profissional assalariado é diferente da realidade de um profissional liberal e uma família com filhos é diferente de um casal recém casado, acesse o item de menu Educação Financeira ou Gestão Financeira e aproveite !